sábado, 27 de agosto de 2011

Ecumenismo é bom ou ruim?

Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre as igrejas cristãs. Em sentido mais amplo, pode designar a busca da unidade entre as religiões.
Essa busca de unidade seja no âmbito restrito das igrejas cristãs (todas elas inclusive a católica) seja no âmbito de uma integração com as demais religiões pode ser apontada como um destino do qual não se pode fugir, ou é apenas mais um movimento social a ser analisado?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cristianismo plural: A igreja do futuro ou o futuro da igreja?

Temos visto que atualmente, com o advento dos movimentos sociais dentro das igrejas buscando responder aos anseios de grupos de pessoas que não se enquadram na igreja posta, muitas igrejas tem sido abertas para pastorear tais grupos. Com isso, muitas denominações vão sendo criadas e aí acontece algo interessante. Depois da cisão, pessoas que eram amigas e companheiras passam a não dialogar mais e cada dia vão se distanciando, até que chega ao ponto de um acusar o outro deste ou daquele "pecado" cometido contra seus membros. Disto forma-se o cristianismo plural, que nada mais é do que o pluralismo religioso somente no âmbito cristão. Será esse o futuro da igreja que tais divisões nunca parem de acontecer, ou a igreja do futuro depende dessas separações para sobreviver nesse mundo em constante mutação?

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os movimentos sociais e a igreja atual

Temos visto ultimamente que a "Igreja self service" tem tido bastante aceitação entre os movimentos sociais. Hoje encontramos igrejas que pregam o Evangelho para um determinado seguimento social e que adequa a doutrina bíblica a esses nichos sociais, como por exemplo a "igreja dos lutadores", que prega o Evangelho para o público interessado em artes marciais e lutas de vale-tudo. Desta forma, as doutrinas bíblicas não são mais doutrinas bíblicas e sim doutrinas sociais, que buscam apresentar um "Evangelho melhor e mais aceito". Falar da palavra de Deus e do sofrimento de Jesus por nós não é motivo suficiente para mover um coração duro e torna´-lo como o de uma criança? Dizer que Jesus está a destra de Deus Pai todo poderoso zelando por nós e que o Espírito Santo ficou aqui em seu lugar para nos consolar não é suficiente? Bem aguardo de vocês queridos amigos considerações a respeito desse tema tão atual em nossas vidas. Grande abraço e a Paz do Senhor Jesus Cristo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A igreja eletrônica

A igreja eletrônica (na internet) está destinada a concorrer de igual para igual com a igreja tradicional? Esse tipo de igreja é um futuro promissor para a pregação do Evangelho da Salvação? A internet ajuda ou atrapalha na propagação do Evangelho, uma vez que, a maior parte de internautas são de pessoas com melhor poder aquisitivo e que em tese não creem em Deus?

A igreja "self service"

Temos visto atualmente um grande crescimento das mega-igrejas "self-service", em detrimento das igrejas tradicionais e mesmo as "igrejas familiares", onde praticamente todos os membros se conhecem.
As mega denominações ao que parece, começam a enfrentar os frutos de seu crescimento descomunal, gerando embriões de outras denominações, bem como, dando azo para inúmeros processos sejam eles de relação empresa-empregado, sejam eles processos civis ou criminais.
Muitos tem buscado nessa mega corporações eclesiásticas, bodes expiatórios para todos os males que acontecem na sociedade.
Uns são motivos de deboches, outros de perseguições e poucos conseguem o reconhecimento de seus trabalhos, nas áreas sociais e religiosas.
Diante desse quadro qual o futuro da religião mundial e em especial das igrejas evangélicas mundo afora?